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O Lyell McEwin Hospital (Austrália)

Gestão de TI do Edifício - 2006

 
 

I. AMBIENTE DO CLIENTE / CONTEXTO DO PROJECTO

Perfil do cliente: 

  • O Lyell McEwin Hospital situado em Adelaide, Austrália, é uma pedra basilar do serviço nacional de saúde da Austrália
  • Esta unidade tem vindo a ser continuamente alargada e expandida desde a sua abertura em 1959
  • Em 2006, o hospital encontrava-se na fase final de um projecto de desenvolvimento estimado em 85 milhões de dólares destinado a criar novos departamentos, incluindo uma unidade de cuidados intensivos, uma área de maternidade e instalações de imagiologia médica

 

Objectivos e limitações do cliente: 

Tornava-se necessário um sistema de gestão de TI dos Edifícios que pudesse integrar uma vasta gama de subsistemas de monitorização complexos e serviços críticos, tais como:

  • Controlo de incêndios e mecânico
  • Controlo de acessos e detecção de intrusões de segurança
  • Sistema de alarme de pacientes errantes
  • Intercomunicadores e CCTV 
  • Interface de alto nível para sistemas de arrefecimento, geradores a gasóleo, contadores de energia, painel de incêndios e sistema de manuseamento de espécimes

II. IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO

Metodologia de implementação (fases principais): 

  • A TAC forneceu os conhecimentos técnicos para redução dos custos de construção e de gestão de edifícios
  • Para reduzir os elevados custos em cablagens para várias redes, a TAC propôs uma única estrutura integrada de cablagem

 

Visão geral da solução (serviços, produtos, sistemas, arquitecturas...): 

  • A solução de TI para Edifícios da TAC constitui uma inovação da indústria na Austrália – e possivelmente em todo o mundo
  • A solução proporciona integração total dos sistemas de voz, dados, vídeo e controlo, residentes num sistema de cablagem estruturada comum
  • A estrutura de cablagem proporciona uma maior largura de banda para garantir a transmissão estável e segura dos dados

III. RESULTADOS / SUCESSOS

Benefícios para o cliente:

  • Maior segurança num ambiente confortável
  • O pessoal do hospital possui acesso permanente ao edifício e às informações dos sistemas críticos
  • Custos de construção e gestão de edifícios mais baixos
  • Redução dos custos operacionais
  • Retorno sobre o investimento no prazo de cinco anos com a gestão de sistemas de manutenção